domingo, 26 de dezembro de 2010

Entrevista com a Secretária Municipal de Educação e Cultura do município de Cruz das Almas. - Professora Ana Alice da Silva Teixeira ,



Professora Ana Alice da Silva Teixeira , nascida no dia 02/06/1974, no município de Cruz de Almas, estado da Bahia . Licenciada em Pedagogia , atualmente Secretária de Educação Municipal , residente no Loteamento São José , nº 265, Bairro da Tabela ,nesse município.

Por Antonia Maria da Silva.


Aluna do Proesp , Antonia Maria : Quais as políticas publicas atualmente priorizadas no município de Cruz das Almas ?

Secretária Ana Alice : Em 2007 o município realizou a cerca da Educação Básica que gerou um Planejamento Multidimensional, denominado Plano de Ações Articuladas ( PAR ). Este por sua vez estabelece  políticas para todos os segmentos: Educação Infantil ,ensino fundamental de 09 anos séries iniciais e séries finais ,EJA( Ensino de Jovens e Adultos), bem como as ações para valorização dos profissionais em educação, infra - estrutura , acesso e permanência ; estamos executando-o monitorando-o , considerando que as políticas educacionais devem ser Política de Estado .

Aluna do Proesp , Antonia Maria  : Quais as dificuldades que essa secretária enfrenta em relação a legislação vigente ?

Secretária Ana Alice : Temos trabalhado muito para diminuir as dificuldades , entendemos que ainda temos um passivo histórico e reparar na educação , entretanto a legislação vigente contribui significativamente para nos orientarmos como proceder para a educação publica de qualidade.

Aluna do Proesp , Antonia Maria  : Atualmente qual o perfil da educação no município?

Secretária Ana Alice : Atingimos um qualitativo de matricula na educação infantil com instrumentos materiais  e qualificação profissional no sistema temos 9.000 alunos, 948 profissionais atuando nas 55 unidades de ensino , estamos atingindo a meta de 100 % do quadro de profissionais graduados , o município arca com 60 professores em curso de pós- graduação em Cultura e História da África  e Brasileira.

Aluna do Proesp , Antonia Maria  : Em sua opinião o Sistema Municipal de Educação avançou nos últimos dois anos ?

Secretária Ana Alice : Sem dúvida garantimos Formação Continuada , Curso de Graduação :

* Aplicamos 57 % do FUNDEB ;
* Investimos em materiais de recursos ;
* Ampliamos o quadro de profissionais ;
* Adequamos e qualificamos , a Merenda Escolar ;
* Aumentamos a frota de veículos.

Aluna do Proesp ,Antonia Maria  : Além do Plano de Carreira do município, a Secretária Municipal de Educação implantou outras novidades, com o processo de lotação ? 

Secretária Ana Alice : A reestruturação do Plano de Carreira à ser encaminhada a Câmara de Vereadores , garantirá aos nossos profissionais uma possibilidade real de uma carreira com critério bem estabelecidos estamos reestruturando também através da COPEA - Comissão Permanente de Acompanhamento.

Aluna do Proesp ,Antonia Maria  : Quais os projetos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos em 2010 ?

Secretária Ana Alice : Projeto Horta nas Escolas.
                                        * EJA,vou ali Salvador.
                                     Projeto Cultura da infância.
                                       * Dia de Brincar.
                                     Projeto Caravana de Música e Esporte.
                                     Popularização da anemia Falciforme ( parceria com a UFRB).
                                     Projeto preconceito não .
                                     Projeto EJA/PROJETO.

Aluna do Proesp ,Antonia Maria  : Quais os maiores desafios que a Secretária tem encontrado ?

Secretária Ana Alice : Creio que iremos atacar o analfabetismo ( Inclusão de jovens e adultos no ensino regular ).

Aluna do Proesp ,Antonia Maria  : Conte um pouco da sua trajetória .

Secretária Ana Alice : Desde muito cedo ainda criança afirmava que seria professora de familia humilde da classe trabalhadora , tive aceso a educação pública  de qualidade a qual juntamente com a bases familiares me estimulou muito para  desenvolvimento humano , a cidadania desde as séries iniciais até a graduação.
Ingressei no serviço público municipal . Vivi experiências em todos os segmentos como educadora . Entre sucessos e fracassos superei as dificuldades, tomei-as com desafios . Fiz especialização em gestão e coordenação escolar , em 2005 aos dias atuais fui nomeada diretora escolar, coordenadora da educação infantil, secretária de Assistência Social e Secretária de Educação , considero uma militante da área educacional e acredito na educação pública de excelência.

Aluna do Proesp ,Antonia Maria : Há dificuldades para a senhora deslocar-se para as comunidades afastadas do centro da cidade. Dificulta o trabalho da Secretaria ?

Secretária Ana Alice : Tenho acesso a todas comunidades, realizo visitas ,participo das mais variadas ações em todas as comunidades  rurais as mais afastadas do município.

Aluna do Proesp ,Antonia Maria : Levando em consideração os hábitos alimentares dos nossos alunos, a secretaria se preocupa com a questão nutricional da merenda escolar ?

Secretária Ana Alice : Houve avanços significativos na merenda escolar. substituímos todos os produtos de preparo , abrimos vagas no concurso público para nutricionistas que implantaram um cardápio respeitando o que preconiza o Programa Nacional de Alimentação  Escolar ( PNAE) mas principalmente atendendo cada faixa etária , valor nutricional , restrições alimentares média ( diabetes, hipertensos etc.)Os espaços de armazenamento foram reestruturados , a entrega passou a ser feita por um caminhão baú adquirido em 2008 , produtos da agricultura foram incorporados ao cardápio , fizemos capacitação de merendeiras , e gestoras adquirimos utensílios de cozinha.
Nas creches quatro refeições são servidas mais uma sobremesa ,Todos os produtos são de primeira qualidade. 

Aluna do Proesp ,Antonia Maria : Em qual nível de pontuação no IDEB estão as escolas municipais .Quais , os fatores dessa melhoria e baixo índice ?

Secretária Ana Alice : Séries iniciais ultrapassam a meta estabelecida pelo MEC, estamos com 3,3 por escola atingimos indices acima de 4,5 as escolas rurais que realizaram uma média de 3,5, atribuímos o avanço aos profissionais que participam ativamente do processo educacional formação continuada , pesquisas , projetos bem como o trabalho de gestão participativa  implementada pelo governo local.
Nas séries finais estamos no geral com 2,9 e por colégio temos indices acima de 4,0, cremos que com o investimento na base teremos , resultado consideraveis para alcance da média nacional , dos alunos avaliados hoje poucos cursaram a educação infantil , salientando que em 2005 nosso município a realidade variava de 0,5 a 1,9 . Portanto vamos persistir na qualidade para apresentar quantidade.

Aluna do Proesp ,Antonia Maria : O que a Secretária ainda pretende realizar na Educação municipal ?

Secretária Ana Alice : Considerando que os resultados são a longo prazo,pretendemos fazer com todas as crianças até 08 anos saibam ler, escrever e interpretar, fazer com que todos os jovens e adultos estejam regularmente matriculados e com permanência no ensino. 
Proporcionar aos profissionais em educação uma carreira que estimule o exercício da função.Saliento porém, que como educadora persisto na luta pela equidade, justiça social,fim do preconceito racial e todas as formas de desigualdades, esta deve ser a bandeira de todos nós.

Entrevista realizada no dia 04/11/2010.

Conclusão - Sábado 11/12/2010.






                                    





Cruz das Almas e a Educação.

 Cruz das Almas, localizada no estado da Bahia  possui uma população estimada de 58.293 habitantes ,segundo dados do IBGE de 2006 com e densidade demográfica de 386,3 hab./km².
Dentre os 417 outros municípios do interior da Bahia é o único município a sediar a Reitoria de uma Universidade Federal, a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e também, o único município baiano a possuir um Centro Nacional de Pesquisa da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o que faz com que um grande número de pessoas procurem o município para trabalhar, estudar, participar de congressos, seminários e programas de qualificação profissional.

Estrutura :

v     53 escolas municipais.

v     06 escolas estaduais.

v     Outras escolas particulares.

v     Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

v     Faculdade Maria Milza.

v     Faculdade de Ciências Tecnológicas Albert Einstein.

v     Mais duas faculdades EAD